Gerado Automaticamente pelo URLibService


Prefácio

VIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR
Salvador - BA, 14-19 de abril de 1996


 

  O VIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto foi promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER / Capítulo Brasil).

  O evento foi realizado no Hotel Le Meridién Bahia, Salvador - BA, no período de 14 a 19 de abril de 1996. Este se tornou mais um evento de repercussão na história dos Simpósios Brasileiros de Sensoriamento Remoto. O VIII SBSR trouxe inovações, sendo a primeira edição do evento a distribuir em CD-ROM os documentos ainda em formato "msword".

  Com vistas a preservar todo o material produzido em mais este empreendimento de sucesso, reunimos esforços para o lançamento de mais esta edição dos Anais On-line do VIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.

  Os exemplares de CD-ROM são em número limitado, e perecíveis com o passar dos anos. Esta iniciativa de publicar os Anais On-line vem justamente divulgar em ampla escala as valiosas contribuições de tantos pesquisadores e usuários que acreditaram em mais este evento.

  A perenização destes documentos e sua ampla divulgação materializam a história e a comprovação dos avanços adquiridos nas áreas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, em âmbito nacional e internacional.

  O VIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto conseguiu estimular importantes discussões científicas em vários temas como: agricultura, análise ambiental, cartografia, estatística, engenharia florestal, geologia, geoprocessamento, oceanografia, processamento de imagens e radiometria, com a submissão de 172 trabalhos, distribuídos em 1086 páginas, sendo sessenta e oito artigos (68), noventa e duas (92) comunicações e doze (12) trabalhos apresentados na sessão de workshops.

  O evento contou com o patrocínio do CNPq, FAPESP e FINEP, e com o apoio de várias empresas atuantes na área de sensoriamento remoto e/ou GIS, que mostraram grande interesse em divulgar suas atividades nesta área do conhecimento.

  A todos os que submeteram e revisaram trabalhos, atuaram nas atividades de planejamento e execução, apoiaram, patrocinaram, prestaram serviços, prestigiaram o evento, gostaríamos de externar os nossos agradecimentos e presenteá-los com mais esta edição dos Anais On-line do VIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.


José Carlos Neves Epiphanio